Falar da creche ou da educação infantil é muito mais do que falar de uma instituição, de suas qualidades e defeitos, da sua necessidade social ou da sua importância educacional. É falar da criança. De um ser humano, pequenino, mas exuberante de vida. (DIDONET)

terça-feira, 17 de maio de 2011

BRINCANDO E APRENDENDO

Segundo Vygotski pelo brincar, a criança reorganiza suas experiências.Oferecer oportunidades para  a criança brincar é criar espaço para a reconstrução do conhecimento.
A educação infantil deve  entender a importância do brincar de maneira significativa, isto não quer dizer que as salas devem  e estar repletas de brinquedos ou que sirvam apenas para ornamentação da sala, com muitos as crianças ficam perdidas na escolha, o que pode comprometer a ação   do  brincar e assim tornando o ambiente poluido ,desorganizado.Um brinquedo só se torna brinquedo quando se é brincado,não sendo necessário que sejam  sofisticados até mesmo uma latinha na ação do brincar se transforma num tambor, num banco ,etc;Enfim o educador deve oferecer brinquedos com objetivo de criar situações que oportunize o aprendizado individual e coletivo.


Brincar não significa passatempo. A criança se
utiliza da brincadeira para conhecer o mundo que
a cerca. Através do jogo a criança desenvolve a
sua imaginação e seu pensamento abstrato.
Através das brincadeiras a criança poderá ter um
bom desenvolvimento psicomotor e psico-social,
assim como as levará à socialização e à
contribuição para a sua vida afetiva. As atividades
lúdicas encorajam também o desenvolvimento
intelectual, através da atenção e da imaginação,
facilitando a sua expressão. (ALMEIDA, 1990)
MATERNAL  ( A)







MATERNAL ( C)







BERÇÁRIO







Nenhum comentário:

Postar um comentário