Falar da creche ou da educação infantil é muito mais do que falar de uma instituição, de suas qualidades e defeitos, da sua necessidade social ou da sua importância educacional. É falar da criança. De um ser humano, pequenino, mas exuberante de vida. (DIDONET)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROJETO ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ELSA LERNER- PITANGA PR

            PROJETO ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Turma: 3 a 5 anos
Professoras: Edilma Ferreira e Jane Stadler
Colaboradora: Luciana Costa

Duração: período letivo 2014,2015
                            

JUSTIFICATIVA:


      Este projeto visa desenvolver na criança o gosto pela apreciação e o fazer artístico, a 
 linguagem artística fornece elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança tanto no cognitivo como no cultural e social. Conhecer diferentes manifestações de artes, proporciona a sensibilidade da criança em reconhecer arte no seu cotidiano, seja através de seus trabalhos manuais, por meio de mídias, danças, teatro e até mesmo nas artes expressadas nas ruas. Cabe a escola propiciar esse contato e assim contribuir para que as crianças tornem-se sujeitos críticos, ativos, sensível, argumentativo e não apenas um mero reprodutor de conhecimentos. Sendo assim a arte proporciona o desenvolvimento criador do seu próprio conhecimento, uma vez que a criança na educação infantil encontra-se em fase de desenvolvimento e precisa desenvolver-se de forma integral.  Desta forma, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL:


      Despertar na criança o gosto pelo fazer e pela apreciação de diferentes manifestações artísticas, ampliando seu conhecimento de mundo, interligando com as habilidades, potencialidades e a criatividade que a criança pode desenvolver na Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Incentivar as expressões da criança;
  •   Estimular a coordenação motora global e fina;
  •  Explorar com a criança a linguagem cênica e plástica;
  • Identificar sons de instrumentos musicais;
  • Apreciar diversas obras de arte;
  • Conhecer cores primaria;
  • Manipular diferentes materiais;
  • Propiciar a oralidade;
  • Aguçar a memoria, a atenção e a criatividade;

METODOLOGIA:

  •   Incentivar a criança ao desenho da interferência figurativa;
  • Trabalhar a imagem plástica, construindo com as crianças esculturas de recicláveis, com argila, massinha de modelar, papel mache; colagem com diferentes e elementos extraídos da natureza. Conhecer a famosa obra  "Os Girassóis"de vicent Van Gogh e fazer a releitura da mesma; Estimulando as crianças  a produzirem diferentes releituras da obra, usando várias técnicas;
  • Fazer exposições dos trabalhos desenvolvidos;
  • Desenvolver atividades tendo como referencia a obra de arte “bandeirinhas “de Alfredo Volpi”“.
  •  Leitura da obra de arte a Monaliza ( Leonardo da Vinci ) debater sobre a imposição das mãos,expressão,vestuário,em seguida desenha-la.
  • Trabalhar a imagem estática, e a imagem em movimento. Tirando fotos imitando a imagem da obra de arte a ser trabalhada;
  • Explorar a obra o equilibrista de Pablo Picasso e os jogos infantis de Pieter Bruegel.
  • Incentivar a criança ao desenho da interferência figurativa;
  •  Trabalhar a imagem plástica, construindo com as crianças esculturas de recicláveis, com argila, massinha de modelar, papel mache; colagem com diferentes e elementos extraídos da natureza. Conhecer a famosa obra  "Os Girassóis"de Vicent Van Gogh e fazer a releitura da mesma; Estimulando as crianças  a produzirem diferentes releituras da obra, usando várias técnicas;
  • Fazer exposições dos trabalhos desenvolvidos;
  • Desenvolver atividades tendo como referencia a obra de arte “bandeirinhas “de Alfredo Volpi”“.
  • Leitura da obra de arte a Monaliza ( Leonardo da Vinci ) debater sobre a imposição das mãos,expressão,vestuário,em seguida desenha-la.
  • Trabalhar a imagem estática, e a imagem em movimento. Tirando fotos imitando a imagem da obra de arte a ser trabalhada;
  • Explorar a obra o equilibrista de Pablo Picasso e os jogos infantis de Pieter Bruegel.
  •  Apreciar e explorar as obras da Tarsila do Amaral “A família, Negra, Os operários, A feira; Abapuru”. Urutu;
  • Produzir  releituras das obras do artista Romero Brito;
  • Fazer atividades envolvendo a arte do impressionismo e o expressionismo.
  •   Explorar a obra de arte  “Papi” – Shelly Niebuhr – 2006.
  •  Utilizar diferentes técnicas de pinturas como, pintura soprada com canudinho, pintura com barbante, imagem carimbada, Pintura com cola e anilina, pintura escorrida, Pintura com papel crepom, Pintura no papel amassado, Pintura com fita crepe, com cotonete, com garfo com giz derretido, impressa, com elementos da natureza e entre outras;
  •  Trabalhar com texturas;
  •  Dramatizações por meio de canções, poesias, figuras artísticas, danças etc.;
  •   Exploração de instrumentos musicais;
  •   Apresentação de danças: balé, folclórica, samba, e outras;·   Teatro do projeto trilhas natura “a formiguinha e a neve”
  •  Exposição dos trabalhos desenvolvidos no projeto;
  •  Apreciar e explorar as obras da Tarsila do Amaral A família, Negra,Os operários, A feira; Abapuru e Urutu;
  •  Produzir releituras das obras de Romero Brito;
  •  Fazer dobraduras e  atividades envolvendo a arte do impressionismo e o expressionismo.
  •   Explorar a obra de arte  “Papi” – Shelly Niebuhr – 2006”.
  •  Utilizar diferentes técnicas de pinturas como, pintura soprada com canudinho, pintura com barbante, imagem carimbada, Pintura com cola e anilina, pintura escorrida, Pintura com papel crepom, Pintura no papel amassado, Pintura com fita crepe, com cotonete, com garfo com giz derretido, impressa, com elementos da natureza e entre outras;
  •  Trabalhar com texturas;
  •   Dramatizações por meio de canções, poesias, figuras artísticas, danças etc.;
  •  Exploração de instrumentos musicais;
  •  Apresentação de danças: balé, folclórica, samba, e outras;
  •  Teatro do projeto trilhas natura “a formiguinha e a neve”
  •  Exposição dos trabalhos desenvolvidos no projeto

AVALIAÇÃO

A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema e com a interação entre turmas






Um comentário:

  1. Maravilho a maneira como foi trabalhado este projeto,estão de parabéns.

    ResponderExcluir