Falar da creche ou da educação infantil é muito mais do que falar de uma instituição, de suas qualidades e defeitos, da sua necessidade social ou da sua importância educacional. É falar da criança. De um ser humano, pequenino, mas exuberante de vida. (DIDONET)

terça-feira, 18 de março de 2014

PROJETO DESENVOLVENDO COM A MÚSICA



DURAÇÃO : PERÍODO LETIVO-2012


PROFESSORAS: Edilma e Jane
turma b



Justificativa :
Através do projeto “desenvolvimento com a musica” queremos oferecer as crianças do berçário a oportunidade de descobrir através da musica, sua agilidade , sua oralidade,força física e a possibilidade de novas experiências , permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo , explorando as diversas formas sonoras de expressar e comunicar sensações. Visto que percebemos o quanto a musica chama atenção das crianças . Em concordância com os R.C.N da Educação Infantil (p.49) , o trabalho com musica deve considerar , portanto , que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento. acessível aos bebês e crianças , inclusive aquelas que apresentam necessidades espaciais A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão , do equilíbrio, da autoestima e auto conhecimento , além de poderoso meio de integração Social.
   A musica está sempre presente no nosso cotidiano ela e objeto de interação e de desenvolvimento humano ,sabemos que a produção sonora ocorre desde a concepção da criança no ventre manifestado assim todo seu desenvolvimento , assumindo a importância dessa concepção é que faz necessário o trabalho com a musica no berçário,propiciado o contato com experiências enriquecendo a linguagem musical,bem como os benefícios que a musica pode oferecer , ampliando sua habilidade auditiva , comunicativa ,cognitiva , afetiva e expressiva. Musicalizar brincando, torna-se um processo de aprendizagem divertida ,pois atende os interesses da criança proporcionando benefícios que ao longo do trabalho é constado pelo adulto e que apesar da criança ainda não conseguir avaliar esses benefícios é notório os vínculos construídos e os sentimentos que afloram essa pratica.


Objetivo geral: Oportunizar o contato com diferentes sons,ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações, por meio das diferentes linguagens corporais e expressivas:gestual,verbal,dramática e musical, promovendo momentos de alegria aliados ao desenvolvimento da criança.



Objetivos da aprendizagem:


- Explorar canções , acalantos , parlendas , trava-línguas
-Ouvir musicas de cultura brasileira :
- Apreciar musicas instrumentais ;
- Propiciar movimentos de locomoção associados aos sons ou a musica especificas;
- Contar histórias utilizando vários objetos;
- Utilizar o próprio corpo como fonte sonora ;
- Explorar diversas fontes sonoras;
- Desenvolver a sensibilidade na audição;
- Estimular a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
- Manipular , conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais , como o corpo com os instrumentos ;
- Incentivar a descoberta dos órgãos do sentido bem como o esquema corporal;
-Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades e de sons que podemos emitir;
- Observar alguns instrumentos musicais , reconhecendo o som de alguns deles.
- Ampliar o repertório de musicas infantis e cantigas de roda .
Objetivos de Ensino :
- Proporcionar atividades que desenvolvem a linguagem oral e a sensibilidade na audição;
- Selecionar um bom repertório, de acordo com o interesse da turma;
- Propiciar musicas de gêneros variados para as crianças ouvirem e cantarem.
- Proporcionar atividades para as crianças explorarem diferentes materiais na produção  de som ;
- Propiciar atividades para as crianças Explorarem , conhecerem, conhecerem e reproduzirem sons vocais com o corpo e com os instrumentos ;
- Promover a interação das crianças com instrumentos musicais conhecendo sua forma e som;
-Provocar a curiosidade e atenção;
Procedimentos: 
- De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas musicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
- Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano (observando alguns sons no Cmei, objetos trazidos pela professora e CD de sons diversos )
- Passeio aos redores do Cmei para ouvir e identificar sons e quem os produziu .
- Descobrir alguns sons que são produzidos pelo nosso corpo.
- Escrever a letra de musicas a serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de desenho
- Brincar de imitar os sons dos animais.
- Caixa surpresas – Explorando os sons.
- Confeccionar instrumentos musicais com sucata
- Brincar com sucata diversas, retirando delas diferentes sons .
- Cantar com as crianças , realizando as diferentes coreografias .
- Contar histórias , poesias e brinquedos cantados .
- Proporcionar diferentes atividades de Arte , com musicas para estimular a criatividades:
- Confeccionar instrumentos musicais com sucatas
- Apresentar para crianças alguns instrumentos musicais

Avaliação :

 Será realizada por meio da observação, do registro como fotos , vídeos e relatórios no decorrer do ano letivo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário